sábado, 12 de setembro de 2009

Reiniciando os trabalhos...





João Paulo, Bruno, André e Luciano (Da esquerda para a direita)

































Depois de um descanso merecido, retomamos os trabalhos do Gestar II. Nosso primeiro encontro do 2º semestre aconteceu no dia 06 de agosto, onde tivemos a oportunidade de trocar ideias sobre os registros nos blogs e sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos cursistas. Foi bom rever a formadora e as colegas e trocar experiências.

Oportunidade para descobrir talentos

Para iniciar os trabalhos do 2º semestre começamos o estudo da TP1, que trata das variações linguísticas, linguagem coloquial, norma culta, entre outras coisas.
Como atividade de sala de aula, Avançando na Prática, escolhi a Unidade 1, Seção 1, que sugere a leitura dramatizada do texto Retrato de velho, das páginas 14 e 15. Escolhi para esse trabalho o 8º ano, por ser uma turma numerosa e composta por alguns alunos muito tímidos, com dificuldade de expressão e outros bastante desinibidos. Vi nessa atividade a oportunidade de mesclar esses alunos e fazer com que os mais tímidos se soltem, auxiliados pelos demais.
Iniciamos os trabalhos com a leitura do texto e com a interpretação sugerida na página 16 da TP. Comentamos o texto e, em seguida, corrigimos as atividades.
Pedi, então, para que formassem grupos de 6 alunos(as) e preparassem uma breve encenação do texto na sala de aula. Os grupos trabalharam na preparação da atividade, organizando o texto, separando algumas falas, modificando outras e fazendo um rápido ensaio. No dia seguinte, fizeram as apresentações.
Dos cinco grupos formados, dois não foram muito bem, devido à falta de alguns integrantes e por que os demais não se empenharam na atividade. Os outros três grupos saíram-se muito bem, apresentando de forma desinibida e arrancando risos dos demais alunos presentes. E três dos alunos considerados tímidos - João Paulo, André Luís e Luciano (ver foto dos quatro garotos) - fizeram a grande diferença no trabalho, expressando-se de maneira alegre e espontânea, surpreenderam a mim e aos demais alunos da turma, mostrando que, atividades simples como essa, podem minimizar problemas como a timidez e ajudar alunos a superar inclusive problemas de relacionamento.







Um comentário:

  1. Janete está lindo seu blog! E essa cor....rsrs, bom demais! Suas reflexões estão ótimas amiga! Parabéns pelo trabalho! Admiro muito a pessoa e a profissional que és! Sucesso pra ti!Bjs

    ResponderExcluir