sábado, 16 de maio de 2009

Avançando na prática I




Selecionei a atividade I, da Seção I (TP3) - produção de biografia na 3ª pessoa - do Avançando na prática já pensando no projeto que será desenvolvido durante o ano, como trabalho do Gestar (produção de livrinhos, mesclando gêneros literários e não-literários). O trabalho foi realizado com os alunos do 7º ano da Escola Municipal João Ponce de Arruda, da Agrovila. Escolhi essa turma porque a grande maioria dos alunos está aprendendo a gostar de ler e por apresentar um número muito grande de alunos com dificuldades na escrita. Sei que será um grande desafio, mas estou motivada a seguir em frente. Tenho o apoio da coordenadora Cintya e da diretora Valéria.
Iniciei as atividades fazendo uma rápida apresentação do trabalho que será desenvolvido durante o ano, explique os porquês desse trabalho e pedi a colaboração de todos. Os alunos ficaram bastante empolgados e foi grande a agitação. Levei para a sala de aula biografias de pessoas famosas, como Jorge Amado, Airton Sena, Pelé, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Fizemos juntos a leitura das biografias de Drummond e Cora Coralina e comentamos as informações ali contidas.
Em seguida, dividi a turma em grupos (4 alunos em cada) e dei a cada grupo uma biografia para ser lida, discutida e apresentada aos demais grupos.
Depois das apresentações solicitei a cada aluno a produção da própria biografia em 3ª pessoa. Para minha surpresa, a maioria se recusou a escrever alegando não ter coisas importantes para relatar. O aluno Ismael disse "Professora, eu tenho apenas 12 anos, não escrevi livro, não fiz nada de importante. O que eu vou escrever sobre mim?" Expliquei que, por mais simples e curta que tenha sido a vida de cada um, sempre se tem algo para contar. Pedi então para que o Ismael contasse, em poucas palavras, algumas informações sobre seu nascimento, seus pais, irmãos, onde estudou antes de vir para a Agrovila e mostrei para a turma que era isso o que eu queria.
Os alunos então passaram a escrever seus textos. Observei que, por estarem em grupos, uns ajudavam outros e fiquei feliz com isso. O resultado foi satisfatório. Todos se empenharam e entregaram suas produções.
Foi um trabalho prazeroso para eles e para mim, e agora estamos ansiosos para começar os trabalhos do projeto.

Um comentário:

  1. Ei amiga seja bem vinda, seu espaço começou muito bem...espero poder contribuir contigo de alguma forma! Seu registro ficou muito bom, como diz Aristóteles"A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais".
    òtima semana pra vc!Um grande abraço!!

    ResponderExcluir