segunda-feira, 27 de julho de 2009

Atividade com História em Quadrinhos

















Estou muito feliz em participar do GESTAR II; estou aprendendo muito e colocando em prática em sala de aula, o que é mais importante. O material é riquíssimo e os alunos gostam muito das atividades desenvolvidas.

No dia 09 de julho tivemos mais um encontro, no qual pude socializar a atividade que desenvolvi com meus alunos: recomposição de história em quadrinhos, Unidade 18, Seção 3, TP5.

Escolhi para essa atividade os alunos do 6º ano, pois alguns apresentam dificuldades na leitura e, principalmente, na escrita. Por ser uma atividade um tanto complexa, organizei a turma em duplas. Explique coesão e coerência, de maneira bem simples, dando exemplos práticos.

Fiz várias cópias de uma história em quadrinhos do Chico Bento, de Maurício de Souza, e recortei todos os quadrinhos, misturando-os. Entreguei para cada dupla um envelope contendo os recortes e pedi que montassem a história. A grande maioria dos grupos teve dificuldades na montagem pois a história apresentava três situações diferentes em que o personagem Chico Bento fazia cálculos sobre coisas corriqueiras em seu sítio. Isso exigia muita concentração dos alunos e, principalmente uma das partes, era mais difícil de ser montada. Por mais que os alunos se esforçassem, sempre sobrava um quadrinho. Tive que intervir muitas vezes, questionando a respeito desse quadrinho e incentivando-os a continuar tentando.
Quando todos conseguiram montar a história, pedi que a reescrevessem num texto narrativo.
Foi uma atividade complexa, mas por se tratar de uma história em quadrinhos, todos gostaram bastante e puderam perceber a importância da coerência num texto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário