quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mais um encontro...











Oencontro do dia 18 de julho foi muito proveitoso. Como sempre, a coordenadora Neuzeli iniciou a reunião oferecendo-nos uma linda mensagem: O trem da vida.
Passamos então a fazer os relatos dos estudos feitos e das atividades desenvolvidas com os alunos durante a semana.
Para essa socializaçaõ escolhi a proposta da Unidade 19, Seção 3, TP5, páginas 162 e 163, ou seja, a criação de uma história a partir de um tema dado.
Levei para sala de aula, impressas, as seguintes perguntas:
a) O que aconteceu?
b) Onde aconteceu?
c) Quando aconteceu?
d) Quem foram os envolvidos?
e) Qual foi o desfecho da história?
Separei a turma em duplas e trios, sugeri como tema para produção do texto uma discussão familiar por causa de notas baixas do(a) filho(a) na escola, e pedi para que cada dupla respondesse as perguntas que foram entregues imaginando uma situação de produção textual.
Recolhi as respostas, embaralhei e distribui novamente, de forma aleatória, entre as duplas. Pedi, então, para que cada dupla produzisse o texto, utilizando todas as respostas que possuía.
Num primeiro momento foi grande a confusão; os alunos reclamaram muito e alguns recusavam-se a escrever. Mas, depois de orientá-los e de esclarecer as várias dúvidas, os alunos escreveram e se divertiram muito tentando descobrir de quem eram as respostas que cada dupla possuía.
Os textos não foram reestruturados porque a atividade foi desenvolvida no último dia de aula antes das férias. Apesar disso, o resultado foi positivo, pois eles perceberam a importância da coerência entre os elementos de uma narrativa e do planejamento prévio de todos esses elementos numa produção textual.




Um comentário:

  1. Olá Janete! Parabéns amiga mais uma etapa vencida, seu espaço está ótimo, preparada para começar mais uma batalha?....tenho certeza que sim..vc é uma vencedora! Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.
    Paulo Coelho. Felicidades!

    ResponderExcluir