quinta-feira, 4 de junho de 2009

Atividade da Unidade 12, Seção 3

Para o desenvolvimento dessa atividade escolhi o 8º ano, pois são alunos participativos e criativos, porém apresentam dificuldades na estruturação de textos.
Iniciei os trabalhos pedindo para que pensassem em alguma comida gostosa que sabiam preparar. As meninas logo começaram a listar vários pratos. Os meninos limitaram-se a sanduíches e, como eles mesmos disseram, "gororobas".
Reuni, então, a turma em grupos de três alunos e pedi para que escrevessem uma das receitas sugeridas por eles. Percebi que eles não tiveram dificuldades na listagem dos ingredientes, mas na hora de descrever os passos do preparo... Quanta confusão!!!!!
Orientei todos os grupos para que organizassem o texto (Modo de preparar) de acordo com os passos que eles seguiam para preparar a receita e, depois de muita discussão, saiu algo melhor, mais coerente.
Entreguei para eles uma cópia da receita "Lasanha à recessão gratinada", da Seção 3, Unidade 9, da TP 3. Lemos e discutimos o texto. Expliquei que um texto não literário, como uma receita culinária, poderia "transformar-se" em literário, atendendo a outros objetivos.
Apresentei algumas sugestões e pedi para que escolhessem uma e produzissem uma receita para: Uma escola ideal, Um mundo melhor, O/A namorado(a) dos sonhos, Um(a) professor(a) maravilhosa, Um verdaeiro amigo. No início, todos os grupos apresentaram dificuldades na elaboração dos textos, como: exagero ou deficiência na quantidade de ingredientes, muitos ingredientes materiais, excesso de palavras negativas nos textos (fome, violência, inveja, guerras, etc.). Mas, com um pouco de insistência, consegui com que melhorassem os textos e saíram coisas interessantes.
Aproveitei a oportunidade para trabalhar a produção de pequenos cartazes. Pedi para que elaborassem uma frase com o tema "O mundo ideal" e a colocassem num cartaz com alguma ilustração relativa ao tema. A produção de frases foi razoável, mas a estética dos cartazes, a distribuição das figuras, o tamanho das letras, as cores utilizadas, bem como o exagero na decoração, comprometeu, em partes, o trabalho, levando-me a planejar para as próximas aulas mais produção de cartazes para solucionar esses problemas.
Foi um trabalho gratificante, onde pude perceber a preocupação dos meus alunos com os problemas que atormentam o mundo todo, bem como a grande preocupação com o meio ambiente e as contribuições que eles podem fazer para melhorar o mundo, ou pelo menos o local onde vivem.
Durante a realização desse trabalho, tive a colaboração da Cintya, coordenadora da escola, que, com seus comentários e sugestões, muito contribuiu para o êxito das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário