sábado, 6 de junho de 2009

Novo encontro: 06 de junho


Hoje, 06 de junho, tivemos mais um encontro do nosso grupo do GESTAR II. Foi mais uma oportunidade para rever as colegas e trocar experiências de trabalho.

O trabalho escolhido do Avançando na prática foi da Unidade 14, Seção 2, da TP4, que trata dos objetivos de leitura: expectativas e escolhas de textos.

Escolhi para essa atividade os alunos do 9º Ano, pois são mais experientes, é a minha menor turma, e como os temas deveriam ser escolhidos por eles, individualmente, poderia ficar extenso, se os mesmos fossem muito variados.

Conforme havia imaginado, os temas escolhidos pelos alunos foram diversificados:

Aquecimento global

Gravidez na adolescência

Astronomia

Reforma Ortográfica

DSTs

Anorexia e Bulimia

Obesidade

Fauna do Pantanal

Saúde do adolescente

O poder do pensamento

Depressão

Os alunos citaram como fontes de pesquisa: livros, revistas especializadas, jornais, programas de TV, diversos sites, entrevistas com professores de algumas áreas e com profissionais como médicos e enfermeiros, técnicos, entre outras.

A grande dificuldade que enfrentamos para realização dessa atividade foi a falta de material para pesquisa, uma vez que a escola não dispõe de biblioteca atualizada nem de acesso à Internet. Isso obrigou os alunos a mudar várias vezes o assunto a ser pesquisado, frustrando um pouco as expectativas.

Apesar das dificuldades encontradas, foi um trabalho bem interessante, onde os alunos pesquisaram, estudaram e socializaram conhecimentos adquiridos sobre diferentes assuntos, fizeram questionamentos e aprenderam muito, o que me deixou bastante satisfeita.

Para o próximo semestre, serão agendadas palestras com profissionais da saúde para reforçar alguns temas como: saúde dos adolescentes, anorexia e bulimia, DSTs, Gravidez na adolescência e depressão.

2 comentários:

  1. É isso ai janete, está muito boa sua postagem,o fechamento da unidade pode ser postado no mesmo espaço em"editar postagem".tudo de bom...e vamos em frente!!

    ResponderExcluir
  2. gostei bem das atividades propostas em sala de aula,sem recursos tendo um termino bem interessante

    ResponderExcluir